Cadê meu bebe?

Cadê meu bebe?

domingo, 4 de agosto de 2013

Cursos e mais cursos

Nestas férias, aproveitei para estudar um pouco mais sobre maternidade, gestação, parto... A única coisa de que me move neste momento. E conheci 4 espaços muito bacanas.


1. Espaço Nascente

Neste local participei de um encontro entre gestantes. No entanto, ainda é um grupo pequeno e, neste dia, só foi eu e um casal. (por coincidência era um casal de amigos, que delícia).
A coordenadora do grupo Laysa Duch é uma fofa, Fisioterapeuta, acupunturista e doula. Gostamos demais dela. 
Conversamos sobre os primeiros cuidados co o bebê: banho, fralda, mamadas, carregadores de bebê. E como estava só a gente falamos de tudo um pouco mesmo... o papel da doula,  o parto normal... foi super gostoso. Ah, ela mostrou como se dá o banho usando o ofurô de bebê e, para minha surpresa, descobri que bebê não precisa de banho todos os dias. Novidade isso!


2. Casa Curumim

Neste dia tive a companhia do meu querido marido. Foi bem legal. 
A palestra foi com uma pediatra incrível (Dra. Nina). Nossa! Como é bom ouvir alguém que sabe falar!
Ela falou um monte de coisa que eu até já sabia mas explicou tudo cientificamente. Perfeito.
Falou um monte de coisa nova também enfocando as primeiras experiências do bebê no nascimento. É... não é fácil nascer.


3. GAMA

O Gama é o grupo mais cheio. Na verdade todas as outras casas, de alguma forma, estão ligadas ao GAMA, já que é o grupo mais velho e que oferece inclusive curso para Doulas. 
Neste dia conversamos sobre parto (idealizado x real). Foi bem bacana. Fiquei surpresa com a quantidade de mulheres que optaram pelo parto domiciliar. Clama... eu ainda não estou nesse nível de desprendimento nem de coragem.
O parto domiciliar também acaba saindo super caro visto que são poucos os médicos que realizam e as obstetrizes são bem caras! 
O grupo foi coordenado por Maira Bittencourt, obstetriz e doula. Maira já havia sido indicada por uma amiga que faz doutorado coma  mãe dela (Andréia Martins, sem querer você achou minha doula!)
Fiquei muito impressionada com o conhecimento que ela tem mesmo sendo nova.


4. Casa Moara

Na casa Moara foi super gostoso também. Encontrei novamente aquele casal de amigos (Michele! Chegou muito atrasadinha viu?).
A ideia é ser uma conversa, mas tivemos uma super AULA sobre os primeiros cuidados com o recém nascido.
O palestrante foi o pediatra Douglas, que atende na Casa Curumim. Meu Deus! Quero levar ele pra casa!
Nossa, foi tanta coisa que ele falou! 


Pra quem ficou com muita curiosidade depois vou tentar sistematizar todas estas aprendizagens!



2 comentários:

  1. Tô curiosa p a postagens das dicas... vou mandar p minhas amiguinhas c rn aqui em Araraquara! Bom q vc deu umup no Blog hoje né.. Ficou ótimo, parabéns, Sam

    ResponderExcluir
  2. To falando que virei blogueira mesmo! rs.
    Vou fazer uma listinha com as dicas das doulas, do Douglas, da Doutora Nina, Daniele, Maíra Bittencourt...

    ResponderExcluir

.